notícias

Como está o uso da água no Sul do Estado?

29 de agosto de 2023

O tema estará em foco na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que vai ouvir os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) dos rios Novo e Itapemirim.

O presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente, deputado Fabrício Gandini (PSD), realizou no dia 30/08/2023 (quarta-feira) no Plenário Rui Barbosa, na Assembleia Legislativa, mais um encontro do colegiado que chamou a atenção dos participantes. Os presidentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) dos rios Novo, Maurício Gomes, e Itapemirim, Paulo Breda, apresentaram os avanços realizados e como está o uso da água na região Sul do Estado.

A Bacia Hidrográfica do Rio Novo possui uma área de drenagem de aproximadamente 776,9 km², que abrange completamente os municípios de Rio Novo do Sul e Iconha e, parcialmente, as cidades de Vargem Alta, Itapemirim e Piúma, somando uma população de 96.095 habitantes, no ano de 2017.

Também localizada no Sul, a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim possui uma área de drenagem em torno de 6.181 km² e abrange 17 municípios. São eles: Alegre, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição de Castelo, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante, em sua totalidade. E, parcialmente: Ibatiba, Iúna, Muqui, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Vargem Alta; além de uma pequena porção do município mineiro de Lajinha. A bacia apresenta uma população estimada, por projeção, de 522.932 habitantes no ano de 2017.

Para o deputado Gandini, a comissão vem cumprindo com o seu papel, que é discutir as questões ligadas ao meio ambiente, no que se refere à qualidade da água, do ar e das florestas. “Tratamos da água com os comitês de bacias hidrográficas. Recebemos dois comitês, que fizeram a apresentação dos trabalhos nas suas regiões”, frisou o deputado.

Para ele, é fundamental entender o que está sendo feito nos comitês. “Queremos saber em que pé estão as discussões, e como está a execução do Plano de Bacia em cada região. Só a partir daí poderemos ter um diagnóstico do que precisa avançar na questão ambiental”, declarou.

Além dos CBHs dos rios Novo e Itapemirim, foi ouvida a coordenadora do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, Ana Eloisa Sorrilha, que falou sobre o Encontro Nacional dos Comitês, realizado na semana anterior a reunião, em Natal (RN). A próxima edição, em 2025, será realizada no estado.