Decisão de Casagrande foi tomada após proposta de deputado, protocolada em dezembro, ter determinado peso máximo de 15 toneladas na rodovia.
Um mês após o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) ter protocolado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 1035/23, que determina em 15 toneladas o peso máximo na Rodovia do Sol, o governador Renato Casagrande (PSB) decidiu regulamentar o tráfego de caminhões pesados na via. A movimentação desses veículos vinha incomodando os moradores da região.
Para isso, decidiu ser mais flexível, e anunciou no dia 24/01(quarta-feira) que, a partir de agora, ficará proibido o tráfego de caminhões com PBTC (peso total bruto combinado) superior a 23 toneladas na ES-060 (Rodovia do Sol), entre os KM 33 e 39 (na altura do retorno e bairro Village do Sol e retorno e trevo de Setiba), assim como no entroncamento na ES-477, no trecho próximo à antiga praça do pedágio, até o entroncamento com a ES-388, próximo à BR-101.
A decisão vem na esteira do anúncio do fim do pedágio na Rodovia do Sol e na Terceira Ponte, o que ocorreu no dia 22/12. De lá para cá, aumentaram as denúncias de que caminhões pesados, inclusive bitrens (formado por dois semirreboques, composto por sete eixos e que transportam até 57 toneladas), passaram a usar a via, o que eleva o risco de buracos e ondulações na pista.
“Com o fim do pedágio, percebemos que isso iria ocorrer (maior fluxo de caminhões pesados) e, por isso, protocolamos um projeto de lei que determinava em 15 toneladas o peso máximo na Rodovia do Sol. A regra do governo é mais flexível, mas estou certo de que vamos garantir a segurança dos moradores e promover maior durabilidade à infraestrutura”, declarou Gandini.
Um dos questionamentos de quem critica o fim do pedágio é de que o governo do Estado não terá como administrar a Rodovia do Sol e que a infraestrutura da via, que atualmente é bem cuidada, será destruída, o que é contestado pela Ceturb/ES (Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo), que agora gere a rodovia.
Além do projeto do deputado, o governo também ouviu entidades ligadas ao setor e lideranças da região para tomar a decisão de proibir caminhões acima das 22 toneladas. “Primeiro, Casagrande anunciou o fim do pedágio na 3ª Ponte e na Rodovia do Sol, uma conquista que contou com o nosso empenho. Agora, veio a regulamentação dos veículos pesados. Estou atento para garantir a segurança dos moradores de Village do Sol, Recanto da Sereia, Setiba e região”, afirmou Gandini.