notícias

Gandini faz a 7ª visita de fiscalização à obra da Cesan em Ponta da Fruta

14 de julho de 2023

Acompanhado de moradores, que reclamam que a obra já dura mais de 10 anos, o deputado visitou o canteiro mais uma vez

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, fiscalizou no dia 14/07 (sexta-feira), pela 7ª vez, as obras da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) para a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Interlagos e Morada do Sol, em Vila Velha, e Recanto da Sereia, em Guarapari, no valor de R$ 36,5 milhões. “Vou até o final, de dois em dois meses, fiscalizar a entrega da obra, que é de extrema importância para essas comunidades.”, garantiu o deputado.

Apesar do atraso, Gandini agradeceu o governador Renato Casagrande (PSB) por se preocupar com as obras de saneamento básico, que na maioria das vezes não rendem votos, por ficarem escondidas em baixo do solo, mas evitam doenças e salvam vidas.

“Eu cumpri com a minha palavra e as obras estão sendo realizadas pela Cesan”, frisou o deputado, ao ser lembrado por um morador que desde a primeira reunião na Assembleia Legislativa, que aconteceu em 14 de fevereiro de 2022, ele jamais abandonou as comunidades.

As obras vão melhorar a qualidade de vida de 25 mil habitantes, inicialmente, podendo chegar a beneficiar 66,3 mil pessoas até 2040, já que o sistema de esgoto foi projetado para acompanhar o crescimento populacional e a demanda futura.

Após a conclusão, os serviços de coleta e tratamento de esgoto vão evitar a proliferação de doenças de veiculação hídrica e contribuirão para a preservação de alguns mananciais.

A obra compreende a construção de 76,8 quilômetros de redes de esgoto, 8,6 quilômetros de emissário de esgoto bruto, 3.580 ligações de esgoto e 18 elevatórias de esgoto bruto. Todos os resíduos serão tratados na Estação de Tratamento de Esgoto Grande Terra Vermelha, que será construída.